Maison

A queer compromise between fairyland & battleground.

Ficámos tão contentes por saber que íamos ter um dia repleto de sol que parecíamos crianças. Gostámos da experiência do frio e do nevoeiro mas não exageremos [risos].

Guardámos o Royal Botanic Garden para o segundo dia e fizemos muito bem. Precisávamos desta luz magnífica a entrar pelas abóbadas das estufas para a sessão fotográfica que idealizámos fazer lá dentro. Os jardins são de entrada gratuita – e têm tanto para ver – e a entrada nas estufas custa £5.50.

edi21

edi19

O Royal Botanic Garden é um centro de conservação científico e vegetal e foi fundado em 1670 por dois médicos que estudavam plantas medicinais. O jardim oferece uma variedade de mais de 10.000 espécies de plantas e está dividido em várias áreas, cada uma delas dedicada a uma variedade de vegetação diferente. Destacam-se a encosta chinesa, o jardim memorial da rainha-mãe, o jardim das rochas e o jardim da floresta.

edi2

edi3

edi22

As estufas abrigam mais de 2.400 plantas de vários países, criando uma experiência única com diferentes tipos de paisagens e ambientes, incluindo as montanhas da Indonésia, as florestas australianas, os desertos da Arábia e a floresta amazónica. Com isto entenda-se que as temperaturas estão a combinar: ares quentes e húmidos, outros mais frescos com pequenas cascatas, outros densos de vegetação e outros desérticos e com cactos.

edi23

edi4

edi24

Bem perto, apenas a uns 20 minutos – andámos sempre a pé – fica a Circus Lane. Uma rua pitoresca sem grandes pontos atractivos a não ser as casas rústicas, bem conservadas e bonitas, repletas de plantas à porta colocadas em pequenos vasos, com a torre da igreja de Santo Estêvão como pano de fundo. Eu fui só dar um “oi” à vizinha.

edi25

edi28

Subimos até ao Calton Hill e fomos apreciar a vista mais bonita da cidade. Este miradouro com várias surpresas fica no fim da Princes Street e é Património Mundial da UNESCO.

Nesta colina estão localizados vários monumentos e edifícios emblemáticos como o National Monument [que é como quem diz, o nosso Tempo de Diana], o Nelson Monument [uma torre comemorativa em homenagem ao vice-almirante Horatio Nelson], o Dugald Stewart Monument [que é o mais conhecido e fotografado], a antiga Royal High School [também conhecido como New Parliament House, e foi construído para o uso da Royal High School da cidade], o Robert Burns Monument [um mausoléu no túmulo de Robert Burns], o Monumento aos Mártires Políticos e o Observatório da Cidade.

edi29

edi30

edi26

É daqui que vemos também o outro extremo da cidade. O extremo da Escócia onde estamos prestes a entrar. As montanhas, o verde e a paz no meio de uma cidade tão louca, tão cinzenta e tão mágica.

edi27

edi31

É hora de irmos em busca das Highlands escocesas e perdemo-nos nos bosques, nas montanhas, nos riachos e nos lagos.

Post a Comment