Maison

Lagom (adv.) | Sweedish | [‘là:gom] Neither too much nor less. On spot.

lagom1

Depois de ler “O Livro do Hygge”, quando comecei a ver o “Lagom” em todo o lado, tive bastante interesse. Só o queria “devorar”, aprender um pouco mais sobre esta cultura e relaxar. Sim, existe algo de sereno sobre a cultura nórdica que me inspira e que me faz ver que a vida pode – e deve – ser muito melhor.

lagom2

lagom3

Claro que esta versão do livro, escrito pela autora britânica Niki Brantmark, me interessou particularmente pelo que ia vendo da sua estética e grafismo. As ilustrações e a capa em tons de cinzento foram o ponto de partida para uma leitura leve que se fez em duas semanas. Infelizmente com algumas paragens.

lagom4

Lagom«lá-gome» – é definido como “suficiente, adequado, certo” e também amplamente traduzido como “em moderação”, “balanceado”, “perfeitamente simples” ou “sustentável”.

Como Niki Brantmark – autora do inspirador blogue “My Scandinavian Home” – resume, Lagom significa  “nem de mais, nem de menos — no ponto”. Este é um conceito que está completamente enraizado na mente e na cultura sueca e que busca encontrar um equilíbrio que resulte para todos.

lagom5

lagom6

Sendo ela uma britânica a viver na Suécia, ao longo de 280 páginas, ela ensina-nos, através de alguns truques e depois de desvendar alguns segredos, a melhor maneira de inserir o Lagom no nosso dia-a-dia ao verdadeiro estilo sueco.

Passando pela introdução deste conceito na vida pessoal, profissional e no mundo em geral, tocam-se temas como a decoração, a perfeita comunhão com a natureza, truques de moda e beleza, poupança e comunidade, bem-estar físico e mental, comida e ainda casamentos e filhos.

De uma forma geral, neste livro aprende-se a viver mais com menos, a fazer uma melhor gestão de tempo e recursos, adoptando, ao mesmo tempo, uma posição no mundo muito mais serena para uma vida descomplicada, feliz e plena.

lagom7

À venda na Fnac por 15,95€.

Post a Comment