Maison

ter um blogue ainda compensa?

#meuqueridoblogue – Será que ainda vale a ter um?

Será que nos dias de hoje ainda vale a pena ter um blogue? É esta a pergunta que passa pela tua cabeça e pela de muitos outros criadores de conteúdos digitais.

Em 2009 quando criei o meu primeiro blogue o consumo de informação não tinha como concorrência o YouTube, o Instagram e os Ig Stories nem mais recentemente o Tik Tok. O vídeo ainda não era o formato estrela dos conteúdos e as pessoas tinham muito mais tempo para ler.

Em 10 anos as redes sociais trouxeram um estilo de vida diferente, o estilo de consumo das pessoas mudou e hoje em dia as tendências voam e a comunicação é instantânea.

Saímos da era dos bloggers, para a era dos youtubers e para a era dos instagrammers e influencers.

Numa época em que a imagem e o vídeo vencem, é vantajoso dedicar tempo a um blogue? Pode um blogue ser rentável? 

Existem imensas bloggers que ainda mantêm os seus blogues e existem negócios que, para além dos seus sites, fazem questão de ter um blogue associado. Porque será? Deixa-me então esclarecer o que deves fazer neste sentido:

.

1️⃣ Encontra o teu nicho

Claramente irás ter inclinação por uma área mais do que outra. Irás querer falar no teu blogue sobre moda ou sobre alimentação saudável. Muito dificilmente irás conseguir falar de tudo e comunicar para todas as pessoas. Encontra o teu nicho e o público-alvo para o qual queres falar e foca-te a esse grupo de pessoas. Preocupa-te em conhecer a tua audiência, preocupa-te em fornecer conteúdos que agreguem valor e que ajudem o teu público-vo. Isso irá fazer com que eles estejam atentos. Find your tribe and love them hard. 

.

2️⃣ Um blog ou site não depende das redes sociais

Logo, convém ter. Aqui, o espaço é teu e és tu quem define as regras. Não é o Facebook ou o Instagram. Todos sabemos que as redes sociais, principalmente o Facebook, têm vindo a prejudicar o alcance dos conteúdos difundidos por marcas e negócios e, por isso, é muito importante que tenham um blogue e um site de modo a ter aqui reunida a vossa comunidade que vos ouve ou lê.

.

3️⃣  Ter ou procurar ter noções básicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogues e páginas de web. Estas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos de modo a gerar tráfego para um site ou blogue. Quando alguém procura pelo nome da nossa empresa ou marca no Google devemos aparecer nas primeiras posições. Quem é que não quer cliques gratuitos e mais visitantes? Claro que podem pagar para ocuparem as primeiras posições dos mecanismos de busca (aparecendo uma tag identificando o anúncio) como no exemplo abaixo:


Mas se quiserem obter resultados orgânicos vão ter adotar medidas ao nível de SEO que podem aprender ou recorrer a alguém que vos possa dar uma ajuda neste sentido.

.

4️⃣ Criar um plano de conteúdos

Levar a cabo planos de conteúdos e postar regularmente no blogue combinando com as publicações feiras nas redes nas redes sociais. Estabelece temas por dia, prepara os conteúdos para cada rede social e mostra ao teu público como esta especialista na tua área de ação. Lembra-te de que o conteúdo tem de ser coerente e consistente.

.

5️⃣ Estabelecer parcerias com marcas e criar ads

É simples. O rendimento dos blogues atualmente advém de dois sítios: parcerias e publicidade. Mas para isso o teu conteúdo tem de estar consistente, a comunidade a crescer e tudo o que é feito de uma forma orgânica deve estar otimizado e a dar frutos.

Parcerias = unires-te a uma marca de forma a que x% ou x€ do valor de um produto seja revertido para ti quando um seguidor/cliente fizer uma compra com o teu código

Publicidade = Post patrocinado e pago por uma marca parceira.

.

6️⃣ Cuidado com a imagem

Um blogue ter um design e uma aparência cuidada e profissional é meio caminho andado. Irá dar um aspeto de que sabes o que estás a fazer  isso irá dar confiança para que possíveis clientes entrem em contacto.
.
Quem é que tinha dúvidas de que um blogue ainda poderia interessar nos dias de hoje?

Post a Comment