Maison

como definir uma estratégia

#minhaqueridaestratégia – Qual a melhor estratégia de lançamento de um produto.

Quando o site estava para ser lançado debati-me sobre a melhor estratégia para fazer o lançamento. O mesmo se passou com o blogue e passa-se com qualquer produto que lance.

Mas como definir a melhor estratégia de lançamento de um produto ou projeto?

Deverei fazer apenas posts no instagram? Ou deverei fazer um vídeo ou um live? Dar uma festa em casa ou convidar pessoas para um lançamento fancy com canapés e música ao vivo?
Bommm, talvez tu não faças ideia de como lançar a tua marca no mundo digital mas calculo que saibas a importância de estar online e que lançar a tua marca de uma forma acertada vai ter impacto no posicionamento e na imagem que irás passar para os teus potenciais clientes.

.

Quais foram os passos que dei para definir a estratégia de lançamento do site do Querido Atelier em 2019 e que pode ser aplicável a tudo? Acho que estes próximos pontos te poderão ajudar na criação da tua estratégia:

.

🎯 Procurar inspiração

Isto vale para tudo. Antes de fazermos qualquer coisa o melhor que podemos fazer é procurar inspiração e também fazer uma pequena pesquisa de mercado para vermos o que já foi feito para conseguimos ter um posicionamento diferenciado. Inspira-te mas cria a tua própria estratégia de pré-lançamento e lançamento. Sabemos que hoje em dia o vídeo é o tipo de conteúdo estrela e pode impactar muitos utilizadores.

.

🎯 Saber onde o teu público-alvo está inserido

Saber quem é o teu público-alvo é muito importante. Saber onde ele está inserido é ainda mais importantes. Ao saber se o teu cliente está no Facebook ou no Instagram ou até mesmo no TicToc irás conseguir definir uma estratégia muito melhor segmentada. Cria contas em todas as plataformas digitais onde este público está inserido e ataca. Se o fizeres bem ele irá “ouvir-te”.

.

🎯 Cria um plano de conteúdos

Criar um plano de conteúdos para cada rede social. Este plano tem de conter as datas (dias da semana), horários e o tipo de conteúdo (imagem, vídeo…). Podes optar por fazer uma contagem decrescente com imagens, postar alguns pequenos vídeos teaser para aguçar a curiosidade, etc… Este plano vais facilitar-te a vida, tirar-te trabalho e definir claramente os conteúdos a utilizar para cada dia tendo em conta a estratégia que queres aplicar no teu pré-lançamento e lançamento.

.

🎯 Criar uma #hashtag da tua marca

Hoje em dia ninguém cria ou lança nada sem associar um #. Convém fazeres uma pesquisa pelos # que queres e perceber se já foram usados. Se não foram usados … “apodera-te deles” e certifica-te que os associas ao teu conteúdo sempre que for conveniente.

.

🎯 Definir os temas a abordar

Ter vários temas pode ser confuso, por isso, convém que os conteúdos sigam uma linha assente mais ou menos em 3 ou 4 temas. No nosso caso temos: mostrar os trabalhos que desenvolvemos, trazer dicas de branding e criação de um negócio; e falar-vos também um pouco sobre a minha experiência pessoal. Já pensarem em que temas se querem focar?

.

🎯 Surpreender e oferecer experiências

A concorrência é grande mas existe sempre lugar para todos. O teu colega é único e irá oferecer uma oferta única baseada na sua experiência e vivência. Assim como tu irás agregar valor pela pessoa única que és. Só tu tens esse background, só tu tens a tua maneira própria de pensar e de executar e irão existir pessoas que se irão identificar mais contigo de que com o teu colega. Surpreende, tenta diferenciar-te do que foi feito e tenta oferecer uma experiência enriquecedora a quem te segue.  Agrega valor, oferece uma solução para uma dificuldade e tenta marter a coerência e consistência da tua comunicação.

.

Ajudou? Que estratégias utilizaste no lançamento da tua marca ou que estratégicas estás a pensar utilizar?
Deixem nos comentários 👇

Post a Comment